Contos completos

03/03/18

Voar Sem Asas - Capítulo III


Foto © Dina Rodrigues

Laíssa, ficou surpreendida, com a ordem de partida, repentina, do pai.
Subitamente, veio-lhe à memória, a última noite e aqueles olhos cravados na janela do seu quarto, aqueles olhos grandes, fixados nos dela, aquele olhar curioso de Iosef, que ela jamais esqueceria…
Naquele momento, sentiu uma mistura de desejo e de terror. Teve medo, que ele a tivesse visto, imaginou que não e depois, pensou que continuava a salvo. Receosa e assustada, deitou-se e adormeceu. Sonhou com os dois jardineiros, que eles estavam no seu quarto a acariciá-la, mas, felizmente, tudo não passou de um sonho!

Apressou-se a sair do quarto porque o pai estava, impaciente, à sua espera. Tinham de partir, mais uma vez, à pressa, como dois fugitivos.
Tinha sido sempre assim, nos últimos anos. Escondida do mundo, Laíssa, não se habituava a esta vida de clausura, em que vivia constantemente. Nunca conheceu a mãe e até desconfiava que, talvez, tivesse sido criada num laboratório qualquer.
Um dia, perguntou ao pai, pela mãe e ele respondeu-lhe que ela tinha desaparecido, quando ela ainda era ainda muito pequenina e nunca mais voltou. Foi crescendo apenas na companhia do pai mas, nem a proteção constante, nem o carinho do pai, conseguiam preencher o vazio imenso, que sentia.
Os dias intermináveis, eram passados a ouvir música ou a ler livros. Eram passados a viver uma vida através de uma janela, uma vida que se limitava a quatro paredes e a uma visão de um jardim e de um lago. Tinha uma vida feita de sonhos. Sonhava com o dia em que pudesse passear livremente pelo jardim e correr pelos campos em redor, mas, por enquanto, apenas lhe restava dar asas aos sonhos e deixar voar a imaginação…
Vivia num mundo destruído pelo homem, na luta e ganância pelo poder.
Agora, a sua vida ia mudar. Ia partir para outro lugar, um lugar desconhecido… sentia receio pelo futuro, mas confiava no pai, no destino e naquilo que ele lhe reservava.

Partiram na tipóia, carregada de livros e alguns bens essenciais. Passaram ao lado de uma grande cidade, com prédios muito altos, onde, provavelmente, viviam e trabalhavam os homens. As mulheres, as poucas que existiam, eram obrigadas a andar sempre escondidas, longe de tudo e de todos – escondidas de um mundo cruel que os homens criaram e tornaram insuportável para viver.
Viajaram todo o dia, atravessaram uma floresta e, ao entardecer, chegaram a um local no cimo de um vale. Começaram a descer por um caminho de terra batida. Ao fundo, duas casas brancas, sobressaiam no verde da paisagem. Um rio, ladeado de árvores, verdura e flores campestres, corria livremente pela natureza. Não viam mais ninguém, mas havia sinais de haver pessoas a viver ali. Assim, à primeira vista, era um local calmo, bonito e, certamente, bastante mais seguro para viver. Dirigiram-se para a primeira casa que encontraram e, como a porta estava aberta, entraram.
A casa era simples. Tinha uma sala, dois quartos, uma casa de banho com uma banheira de hidromassagem e um alpendre com um banco de madeira. Na sala, havia uma mesa redonda, posta com uma toalha branca com flores azuis, com talheres, pratos e copos. O centro da mesa tinha um pequeno arranjo de flores. Até parecia uma mesa de um filme antigo, muito diferente das mesas de refeição, das casas da época, mas era muito agradável de ver.
Estavam, assim, a admirar a casa, quando entrou uma rapariga, com uma travessa de comida.
- Boa tarde, sejam bem-vindos, à vossa nova casa!
- Boa tarde – responderam, um pouco embaraçados. – A porta estava aberta e entrámos.
Cumprimentaram-se, apenas com um aceno de cabeça. Thays não sentiu medo de Sabras, pois o pai disse-lhe que não havia nada a recear, ele era amigo dele.
- Eu sou a Thays e vocês devem ser Sabras e Laíssa. O meu pai disse-me que vocês vinham. É um prazer ter-vos por cá!
- O prazer é todo nosso! – exclamaram os dois ao mesmo tempo.
- Laíssa, a Thays é filha do meu amigo Naldan – disse o pai, que não tinha dito nada para onde iam – foi ele que nos ajudou a vir para cá.
- Desculpem, mas não me posso demorar porque deixei o bebé a dormir, o meu filho que tem um ano.
Feitas as apresentações e depois de conversarem um pouco, Thays pediu que se sentassem à mesa. Ela saiu e eles começaram a comer. Havia muitas questões a colocar, mas podiam esperar até ao dia seguinte. Por agora, preferiam saborear, com satisfação, cada pedaço de peixe assado. O peixe era acompanhado com batata-doce e uma salada verde, uma espécie de alface. Beberam um sumo esverdeado feito de uma mistura de várias futas, talvez frutas locais.
Acabado o jantar, que estava muito delicioso, recolheram aos seus quartos e, finalmente, Laíssa pôde descansar. Nessa noite não houve sonhos, nem pesadelos, como na última noite, na casa de campo, em Malpertuis.
No dia seguinte, acordou cedo e saiu para a rua. Sentia-se livre e alegre, como há muito tempo não sentia. Foi a casa de Thays e conheceu o filho dela. Simpatizou muito com ela e, a partir desse dia, passavam quase todo o tempo, juntas.
Ao fim de dois dias, Sabras, partiu outra vez e ela ficou entregue à sua sorte. À noite, sozinha, no silêncio do seu quarto, pensou em Thays, também ela exilada, naquele local, para poder escapar à fúria dos homens.
Thays tinha um irmão chamado Rafael que vivia na cidade e trabalhava numa agência de viagens espaciais. Nenhum dos colegas sabia da existência da irmã. Quando vinha a casa dela, costumava dedicar-se à pesca, na barragem - onde antigamente se produzia eletricidade, mas que agora estava desativada, devido à escassez da água no planeta.
A eletricidade, para a pequena aldeia, era produzida por painéis solares. Havia energia elétrica suficiente para as três casas. Uma delas, já estava abandonada, em ruínas, sem ninguém a viver nela.
Thays dedicava-se à casa, tratava do bebé e de uma pequena horta, para terem sempre fruta e legumes frescos. Tinha uma namorada que vivia longe e que, de vez em quando, vinha visitá-la, a ela e ao filho de ambas.

Passo a passo, Laíssa, começou a percorrer um novo caminho, uma nova vida. Aos poucos, os sonhos iam-se tornando realidade e já podia andar livremente pela rua, sem medo, visto que não havia mais ninguém. Todos os dias se lembrava do pai, mas agora, Thays e o bebé, eram a sua nova família.
Um dia, foi até à barragem com Thays e, pelo caminho, sentaram-se na margem do rio, a observar os patos: como eles nadavam felizes, rio acima, rio abaixo, mesmo havendo pouca água. Assim como os dinossauros se tinham extinguido há muito tempo, também os porcos e as galinhas desapareceram da face da terra, devido à Gripe aviária e à Peste Suína que os atacou, sem dó nem piedade, mas os patos, lá continuavam a dar vida ao rio.
Laíssa olhou para a amiga e sorriu, ao pensar em como se sentia feliz – naquele refúgio perdido no tempo – apesar de tudo.
Porém, uma nuvem negra veio pairar no seu pensamento…
- Thays, até quando vamos conseguir viver aqui escondidas?



                                                                                                      Dina Rodrigues

20 comentários:

  1. Muito complicado, neste mundo á beira da extinção e que o futuro da humanidade depende da continuação da espécie, existir, lutar para continuar. Muito bom este conto Dina Rodrigues Parabéns

    ResponderEliminar
  2. Um capítulo a deixar boas indicações a quem se segue. Parabéns, Dina

    ResponderEliminar
  3. Boa continuação de história, que deixa várias possibilidades em aberto para quem se segue. Parabéns, Dina!

    ResponderEliminar
  4. Vim visitar, gostei, vou ficar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  5. Obrigado a todas as pessoas pelos comentários, pela visita e leitura. O que seria da humanidade sem as mulheres? Os homens estavam desgraçados e a Laíssa morria de tédio!...

    ResponderEliminar
  6. Visitando, lendo, gostando do espaço que considero muito bonito e acolhedor, prometendo voltar.
    .
    * Chuva que acalma CORAÇÕES … secos pela desventura *
    .
    Cumprimentos poéticos
    Votos de um dia feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, Gil António. Volte sempre!

      Saudações literárias

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Obrigado, Francisco Manuel! Esperamos proporcionar-lhe bons momentos de leitura.

      Saudações literárias

      Eliminar
  8. Parabéns, Dina, por estes novos elementos de enredo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado João Madeira! É bom sentir que contribuímos para que a história continue sem monotonia.

      Eliminar
  9. Interessante a continuação do conto, pois cada autor tem a sua perspectiva.
    Continuem, eu prometo cá voltar.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Magui! Esperamos proporcionar-lhe bons momentos de leitura.
      Feliz dia da mulher!

      Saudações literárias

      Eliminar
  10. Por imposição do homem, comento no Dia da Mulher.
    Retenho da prosa, uma preocupação bem actual, sobre o medo. Senão da extinção definitiva da mulher de concepção biológica (será possível?!), pelo menos, da agressão.
    A mulher tem medo dos homens e da sua fúria (lê-se).
    Que futuro as espera além, no futuro?
    Parabéns Dina Rodrigues.
    Hoje, e, por ser, hoje, é o texto no meu pensamento.

    ResponderEliminar
  11. Gostei dos 3 capítulos do conto.
    Apesar das suas diferenças, a prosa é magnífica e agradável de ler.
    Parabéns aos autores.
    Para as mulheres, parabéns pelo seu dia, o da Mulher.
    Continuação de boa semana, caros amigos.
    Abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, Jaime!
      Ficámos muito agradados com o seu comentário. Esperamos proporcionar-lhe bons momentos de leitura.

      Pela parte das mulheres deste grupo, obrigada também!

      Abraços e saudações literárias

      Eliminar
  12. Esta difícil ler um capitulo por vez, a vontade é ler todos, pena faltar-me nesse momento o tempo, porem as visitas aqui tem sido necessárias, curiosa para o desfecho...pela continuação.... bjucas

    ResponderEliminar

Esperamos que tenha apreciado a nossa escrita e que volte a visitar-nos. Deixe-nos a sua opinião. Obrigado!