19/01/23

Estendais - Capítulo 8

 


Fernanda – Sótão

 

O inesperado sempre acontece! Nem os pensamentos mais tenebrosos me levaram para um espaço tão diminuto como este. Viver aqui é uma verdadeira odisseia! Ora são palpitações, ora calafrios, suores, tonturas…uma panóplia de desesperantes sensações que, não raras vezes, me colocam num estado muito próximo do da loucura.

Que raio! Esta surpreendente claustrofobia que me persegue há já dois anos acentuou-se desde que vim parar a este sótão. Salva-me o também diminuto varandim, ao qual eu recorro sempre que sou assolada por uma crise. E aí racha o caneco pois, não raras vezes, despertada pela malvada, dou por mim a saltar da cama e a correr, desaforida, em “não trajes menores” para o varandim, cujas janelas não tardam a escaqueirar tal é a violência da sua abertura. E, como devem calcular, se alguma alma tem o azar - ou será a sorte? - de ainda permanecer em vigília, entorna-se o caldo e emoções diversas tomarão, certamente, conta de si.

A vizinhança olha-me de soslaio. Não é todos os dias que se tem uma vizinha que, em pleno inverno, um frio de rachar e a chuva a cair copiosamente, se empoleira repetidamente, quase numa tentativa de transpor os oito andares que a distanciam de terra firme e arejada. Como sou de poucas falas e os meus comportamentos são, amiúde, inusitados, devem mesmo achar que sou uma pobre coitada, a precisar de acompanhamento psiquiátrico e o temor de uma possível tragédia e curiosidade transparecem nos seus rostos, de cada vez que nos cruzamos.

Não foi, todavia, razão para não ser convidada para a “festa de garagem”, com o objetivo de festejarmos a entrada no Novo Ano e nos conhecermos melhor.

Pouco sei dos meus vizinhos e eles nada sabem de mim, para além do que podem observar. Foi graças ao imprevisto, com o qual mantenho uma longa e saudável relação, que deparei com este edifício que, desde logo, me despertou curiosidade pelas suas vastas janelas de olhares sobranceiros sobre a cidade e, principalmente, sobre o mar. Viver aqui, além de estar ao alcance do meu bolso, permitir-me-ia um reencontro de saudosas memórias de amanheceres de outros tempos.

Esta questão das memórias de tempos passados é algo que me espanta, pois sempre considerei que o tempo é um tempo sem tempo - não me vou debruçar agora sobre questões filosóficas inerentes ao tempo - e nunca quis viver do passado. A verdade é que, ultimamente, tenho sido inquietada por memórias que julgava já esquecidas e constato que, de certa forma, vou procurando situações que me permitam reavivá-las.

Assim, quando deparei com este espaço por alugar, não hesitei e eis-me num sótão minúsculo como habitação, apesar da imponência do edifício, alguns vizinhos estranhos, outros nem tanto, e uma vida de sobressaltos claustrofóbicos.

Da minha existência passada, apenas alguns objetos das rotinas diárias, algumas roupas e nada mais. Viver face ao desconhecido e ao imprevisto é a minha filosofia de vida desde o momento em que esta me surpreendeu da forma abrupta e absurda.

Mas voltemos à reunião na garagem. Considero estes festejos completamente ridículos e, por isso, recusei a boa vontade da vizinha Clô na produção do vestuário para o efeito. É obvio que isto só veio sublinhar a minha já tão boa reputação!

Quando finalmente me apresentei no evento - já todos pensavam que não iria, devido ao avanço da hora - cruzaram-se olhares, esboçaram-se sorrisos maledicentes, no momento em que, através da porta entreaberta, lancei uma “Boa noite” pausado, marcante, forte e aveludado. Verifiquei que produzira o efeito desejado.

Depois, também pausadamente, entrei exibindo o vestido preto acetinado, que evidenciava a minha sedutora linguagem corporal.

Fi-lo consciente dos efeitos que daí resultariam. As mulheres, espantadas (apenas me conheciam num trajar prático e confortável) olharam-me boquiabertas, sem disfarçar espanto e diria, mesmo, uma certa inveja. Aquela imagem era-lhes completamente inesperada. Os homens, gulosos e expectantes, desfizeram-se em cortesias e, logo, logo, as cadeiras em meu redor suplicavam a sua serventia.

Recusei sentar-me, para não ferir suscetibilidades, e dirigi-me à vizinha Tixa, com o pretexto de justificar o meu atraso, já que ela era uma das grandes promotoras do evento. Sentia-me bem e confiante e até acedi ao seu convite para cantar um fado.

 A Tixa ouvira-me cantarolar numa das muitas vezes que galgava as escadas. Apanhara o hábito de o fazer, não só pela beleza dos mármores que as constituíam, mas também para me manter ágil e leve. Em conversa de circunstância e tentando, de alguma forma, tornar-me mais afável e empática, não sem um grande esforço da minha parte, acabei por lhe dizer que adorava cantar e que costumava fazê-lo nas festas da pequena aldeia onde tinha crescido.

A noite arrastou-se sem grandes perturbações até à chegada do “casal maravilha”. Se for um leitor atento, saberá, certamente, que me refiro ao Euclides e à sua apreciada esposa, a Benevides.

A Clô ficou logo em sobressalto, sabe-se lá porquê. Foi notório o seu nervosismo e agitação quando Benevides olhou para o seu companheiro, mal entrou e eu, que tinha um encontro marcado para as duas da manhã, vi-me impedida de o fazer, já que Euclides, aproveitando a distração da companheira, fez mais umas das suas galanteadoras e fastidiosas investidas, sempre a pretexto de um estendal que tardara em colocar e, finalmente, estava à minha disposição.

Era-me difícil perceber se o Mercedes preto continuava estacionado no local do costume. Estávamos na garagem e as minúsculas janelas não permitiam visibilidade para um exterior noturno. A iluminação pública apagara-se já.

Por fim, simulando uma das minhas habituais crises, consegui sair. Contudo, o Mercedes já lá não estava. Sabia que me ia sair caro aquela falha.

Nessa manhã, acordei bem cedo, apesar da hora tardia do recolhimento. Estava preocupada com o que me iria acontecer. Espreitei pelo varandim e verifiquei que o carro já lá estava.

Apreensiva e receosa, desci pelo elevador, cujos espelhos confirmaram a minha ansiedade. Demorei-me fixamente em mim e, já na rua, determinada e segura, caminhei sem hesitação. Entrei para o banco traseiro, como era habitual e soltei um grito.

Sentada ao lado do condutor estava a Benevides!

 

  Fernanda Cadilha

2 comentários:

  1. Li e reli a narrativa. Fi-lo porque gostei. Aprendi com uma mestra querida, que é a segunda leitura que conta. O varandim, Benevides e Euclides e a atmosfera nos prendem até o inesperado. Para mim, tudo foi inesperado....

    ResponderEliminar

Esperamos que tenha apreciado a nossa escrita e que volte a visitar-nos. Deixe-nos a sua opinião. Obrigado!